Mato Grosso, Ter�a-Feira, 14 de Maio de 2024     
Novo Portal
<b>Enalihc </b>discute projeto de mestrado da Unemat
<b>Enalihc </b>discute projeto de mestrado da Unemat
28/11/2005 08:04:30
por Coordenadoria de Comunicação Social

II Enalihc termina deixando como afirmação alguns pontos: O próximo Encontro Nacional de Linguagem será realizado no campus da Unemat em Pontes e Larcerda e fica encaminhada uma comissão para discutir e elaborar o projeto de Mestrado Institucional em Linguagem.

O campus da Unemat em Pontes e Lacerda vai sediar o próximo Enalihc, realizado daqui a 2 anos. A decisão é uma forma de incentivar a produção científica na região. O último dia de evento (27.11) foi marcado pelo Fórum em que foi discutido, ainda, “Mestrado Institucional em Linguagem: Tendências e Perspectivas”.

O Estado de Mato Grosso é um campo fértil para a pesquisa nesta área, além de localizar-se geograficamente em posição estratégica para a integração latino-americana. “Com a diversidade cultural deste Estado, teremos muito trabalho para interpretarmos a linguagem desse povo”, pontua Laudemir Zart, Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação. E completou, afirmando que a perspectiva é otimista. “Temos aqui profissionais qualificados, com grande número de doutores e doutorandos”.

Outro encaminhamento tirado do Encontro foi o estabelecimento de comissão, formada por professores doutores de diversos campi da Unemat para a construção da proposta do mestrado que terão pela frente muitos desafios.

A institucionalização e o fortalecimento do Centro de Pesquisa em Lingüística (representado pelo Cepel) é considerado aspecto fundamental para unir a produção dos doutores e difundir conhecimentos dentro da Instituição.

As áreas e linhas de pesquisa a serem abordadas devem ser desenhadas a partir do levantamento das produções do conjunto que irá compor a programa. “Não devem ser homogêneas, mas precisam se inter-relacionar”, pontuou o professor da Unicamp, Eduardo Guimarães. E devem ser norteadas para que sejam capazes de se articular com outras áreas.

Outro ponto considerado pela Capes como critério de avaliação é o número de publicações em revistas científicas, não só nas Institucionais (como Ecos, Fênix), mas de outros centros de pesquisa.

Para a professora organizadora do II Enalihc, Olímpia Maluf Souza, “os objetivos propostos pelo Evento foram alcaçados: a possibilidade de nos conhecermos melhor e de conhecermos as pesquisas desenvolvidas por outras Instituições de Ensino Superior do País”. Ainda destacou a importância da participação de profissionais de outras áreas, como História, Direito, Arquitetura somando para a construção de um espaço diversificado.

O momento é para traçar os caminhos que deverão ser percorridos na efetivação do projeto de mestrado em Linguagem da Unemat.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24691 | Impressões: 140667
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada